domingo, 13 de setembro de 2009

"Envelhecer com Qualidade de Vida" ( I )


Muitas são as opiniões para o que é melhor para se envelhecer com qualidade de vida.
Lendo vários artigos que falam sobre a terceira idade e a qualidade de vida, encontramos inúmeras opiniões e exemplos e coloco aqui o que acho relevante para essa primeira postagem deste tópico.

Ver a vida com bons olhos normalmente constata-se que:
- o otimismo e a atitude de encarar os acontecimentos são mais importantes para se conseguir um envelhecimento feliz do que as tradicionais avaliações de saúde e de bem estar; nem sempre o estado físico é sinônimo de um ótimo envelhecimento, pelo contrário uma atitude positiva é quase como uma garantia de um bom envelhecimento.
- uma pessoa envelhece bem caso tenha poucas doenças e viva mantendo boas faculdades mentais, ou seja, concluiu-se que a percepção que uma pessoa tem de si mesma, pode ser mais importante que o seu estado físico, portanto a saúde física deixou de ser o melhor indicador de um envelhecimento adequado. - as pessoas que atingem idades avançadas não devem se preocupar tanto com o seu estado de saúde, como com o cuidado de cultivar atitudes positivas, já que estas atitudes positivas podem ser mais importantes que o estado de saúde para alcançar um envelhecimento adequado.

Também foi mostrado que as relações sociais, a leitura e outras ocupações que evitem o ócio, proporcionam um nível de satisfação mais alto na velhice.
Para envelhecer precisamos nos sentir felizes e procurar viver cada dia como um presente.
Transcrevo um depoimento de uma senhora, encontrado na internet, que expõe de forma emocionante atitudes e pensamentos otimistas que servem de exemplo de vida para todos nós.



Conselho (Reflexão)

Dona Maria era uma senhora de 92 anos, elegante, bem vestida e penteada.
Estava de mudança para uma casa de repouso pois o marido, com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só...
Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando uma atendente veio dizer queseu quarto estava pronto.
A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.
- Ah, eu adoro essas cortinas - disse ela com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Mas a senhora ainda nem viu seu quarto...
- Nem preciso ver - respondeu ela. Felicidade é algo que você decide por princípio.
- E eu já decidi que vou adorar! É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu tenho duas escolhas: Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem... ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.
Cada dia é um presente.
E enquanto meus olhos abrirem, vou focalizá-los no novo dia e também nas boas lembranças que eu guardei para esta época da vida.

A velhice é como uma conta bancária:Você só retira daquilo que você guardou.
Portanto, lhe aconselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças.
E como você vê, eu ainda continuo depositando.
Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita.

1. Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência. Isso inclui idade, peso e altura. Deixe o médico se preocupar com eles.Para isso ele é pago
2. Dê preferência aos amigos alegres. Os "baixo astral" puxam você para baixo.
3.Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado. Uma mente sem uso é a oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.
4. Curta coisas simples.
5. Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.
6. Lágrimas acontecem. Agüente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver.
7. Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais , lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.
8. Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.
9. Não faça viagens de remorsos. Viaje para o shopping, para cidade vizinha, para um país estrangeiro, mas não faça viagens ao passado.
10.Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.

E LEMBRE-SE SEMPRE QUE: A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego ...
de tanto rir ...
de surpresa ...
de êxtase ...
de felicidade!
(Autor desconhecido)

16 comentários:

  1. Belo texto, bons pensamentos, com certeza vale buscar esse equilíbrio, amadurecimento, manter o encanto pela vida. ney.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ney, sim só o fato de compartilharmos esses momentos, nossas histórias mantendo o cérebro ocupado já rejuvenesce nosso espírito e nos enche de energia e vontade de viver cada momento. Beijos e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene. Um dia foi pouco para nós... A Bienal está fantástica!

    Não deixe de ir!

    Um beijão, querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi Irene :-)
    Ainda não regressei, mas hoje consegui vir visitar os blogs amigos e, claro, não poderia de visitar o seu.
    Um beijo de coração e uma linda Quinta-Feira.

    ResponderExcluir
  5. Querida, tem um selinho para você no meu blog.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Erene cada vez que venho aqui me surpreendo
    Com tanta delicadeza que você coloca nos seus post no combinar
    Das palavras muito bom essa postagem "Envelhecer com Qualidade de Vida" e adorei a historia da dona Maria querida lhe dou toda razão
    Referente ao seu comentário quando você escreveu que o que prevalece vivo é amor, pois sem ele não há o perdure por muito tempo.
    Quero lhe parabenizar por essa linda união de 33 anos muitas felicidades aos dois uma maravilhosa e tranqüila tarde de quinta feira beijos com carinho.

    ResponderExcluir
  7. oiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    vim visitar seu blog e amei!!!!!!!!!!!!!!

    desculpe a demora, mas eu não achava seu link............

    bom findi!!!!!!!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Irene.
    Linda essa reflexão e a 'receita', válida para todas as idades.

    Depois quero conhecer seus novos cantinhos.

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada querida Irene, fico feliz que tenha gostado!
    Eu estou amado o blog esta no comecinho mais aos
    Pouquinhos vou habitando ele rs Te ofereço meus presentes
    Esta na sala de ofereço pode pegar o que quiser viu?
    E volte quando quiser para mim será um prazer vou link seu blog
    Aqui Tb ta? linda noite querida bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá Irene :-)
    Estou de volta e com o blog Gostos Pessoais... actualizado.
    Nossa, quando vi a imagem que você colocou e que tinha dado a conhecer o meu novo blog...nem imagina como fiquei feliz. É taõ bom encontrar amigos virtuais que partilham das nossas caminhadas pelo mundo da Internet... Me sinto uma felizarda por lhe ter encontrado nesse mundo virtual. Um beijo grande Irene e um abraço bem apertado de coração.

    ResponderExcluir
  11. Sábias palavras! Quem nos dera aprender vivenciá-las desde cedo!

    Abraços e bom finds.
    LU MARIA

    ResponderExcluir
  12. •.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?*•.¸¸.•* A amizade foi criada por dois anjos Que quando vieram para a Terra Estavam se sentindo sozinhos E o destino os colocou juntos Para que pudessem compartilhar um caminho Ajudando um ao outro a romper barreiras E comemorar os sucessos;•• Esses anjos se tornaram amigos E deram a este sentimento um valor real Mostrando aos demais que a amizade Quando verdadeira, é possível Por isso venho lhe dizer que você é um anjo Que o destino colocou em meu caminho BOM FIM DE SEMANA •.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*?*•.¸¸.•*

    Que belo texto. Parabéns.

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha2.zip.net

    ResponderExcluir
  13. Olá minha querida..

    Que texto maravilhoso e muito bem escrito. Acredito muito que este otimismo e equilíbrio é quando temos Deus no coração.

    Amei seu comentário no meu Blog e te digo como é intensa esta interferencia da moda na decoração, abordei esse assunto até em uma parte da minha tese do TCC. Vou postar mais coisas referentes.

    Tbm gosto muito de tudo é criativo!!!

    Amo ler seu blog!!!
    Ahhhh, se puder leia mesmo A ILHA, porque é um daqueles livros que fazem a gente fugir um pouco da nossa realidade e entrar em um mundo completamente peculiar!

    Grandes abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Irene.
    Antes de tudo quero te parabenizar pelo novo blog... Está um amor! Só não comentei lá pois estou tendo dificuldade em comentar em blogs que tem comentários abaixo incorporado.

    Nesses concursos, ter button com imagem é super importante e com certeza o blog fica mais 'atraente'. Só que, tanto no Thomoeda quanto no Vick's, o button tem de ter tamanho padrão 88x31 e os blinkies tem tamanho maior que isso, então eles acabam ficando deformados...

    Já já vou dar uma olhada em meus emails e te respondo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Irene!!!

    Essa Dona Maria disse TUDO!!!!Todos deveriam ler esse conselho, não só os mais velhos, mas os novos tb pq um dia vão chegar nessa idade...

    Bjosss e ótimo finalzinho de domingo!!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei a postagem, adoro coisas que me façam pensar...realmente é uma lição de vida!
    Eu fiz uma monografia sobre os idosos - sei que deu quase 30 páginas, onde eu falo que deveriam ensinar nas escolas desde cedo, que não somos eternos...e quem sabe assim o "velho", pudesse ser tratado com mais respeito, e que envelhecer não é uma punição, mas uma dádiva!
    Quem sabe um dia eu possa mostrar esse texto!
    Tenho uma novidade pra vc em meu espaço, apareça por lá!
    Bjocas.
    Waleria.

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket