domingo, 13 de junho de 2010

Blogagem Colectiva Santo Antonio



Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, foi contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.
Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida.
Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.
Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos.
Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregava nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens.

Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o Santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.

Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.


ORAÇÃO À SANTO ANTÔNIO
 

1. Oração para os namorados
Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.
2. Oração para obtenção de graças
Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).
Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.



FESTA DE SANTO ANTONIO NO BRASIL
(Apresento algumas Festas de Santo Antonio que ocorrem no Brasil

Festa do Inocoop em Camaçari - Santa Catarina /Brasil
A tradicional festa do Santo Antônio, que acontece nos dias 12 e 13 de junho, promete muita animação para os participantes.
No dia 12, a festa tem início às 18h, com o show do grupo Unidos do Forró. Em seguida, se apresentam o cantor Zé da Galera e Mimi dos Oito Baixos. A cantora Lívia Nunes encerra o primeiro dia da festa.
A banda Coração do Nordeste abre a programação do dia 13, às 19h. Na seqüência, se apresentam o grupo Humildes do Forró, o cantor Luiz do Baião e a banda Diagonais do Forró.

Festa do Pau da Bandeira, Barbalha/Ceará /Brasil.
(Acervo da minha primeira exposição (Novos Olhares, Novos Valores)

Festa Cigana no Sítio de Santo Antonio em Porto Alegre / RS
Em junho, o Templo Universal da Paz realiza uma festa homenageando Santo Antônio. Como Santo Antônio é também um santo protetor do povo cigano, os participantes do templo são divididos em grupos, e cada grupo monta uma tenda, representando um orixá, caracterizando uma festa cigana.
A festa ocorre no Sítio de Santo Antônio,  em local coberto, onde as barracas ficam montadas. Durante todo o dia são oferecidos aos visitantes vários artigos típicos de cada orixá, bebidas e comidas típicas, danças e apresentações especiais. Esta festa é feita em prol das crianças excepcionais e para saber é só clicar no links. O evento é aberto ao público, sem necessidade de agendamento.


Festa de Santo Antonio em Ouro Branco / MG
Todos os anos, a Associação Amigos da Cultura promove a tradicional Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Ouro Branco. Uma festa de 13 dias. Uma trezena dedicada a Santo Antônio. Fé, alegria e comunhão. Pura tradição no centro histórico da cidade, ao lado da Matriz.
A partir do dia primeiro de junho Ouro Branco (Região Mariana Norte) se prepara para celebrar o padroeiro Santo Antônio, um dos santos mais queridos da Igreja Católica. Trata-se da celebração mais antiga da cidade que está relacionada ao surgimento do antigo arraial de Santo Antônio de Ouro Branco.

Treze de junho, noite fria, e fui atravessada por lembranças doces, coloridas, sonoras e
 aromáticas; as festas juninas da minha adolescência.

Naquela época frequentava vários “arrasta-pés” , com direito a sanfoneiros, quadrilhas, fogueiras, fogos de artifício, canjica, quentão, pés-de-moleque, pipocas, maçãs do amor, muitos doces e salgados.

Adorava me vestir de caipira, com vestido de chita, cheio de babados, fazer tranças nos cabelos e usar chapéu de palha enfeitado com fitas e flores.

A noite de Santo Antônio, o santo dito casamenteiro, mas que morreu solteiro, para mim era especial, pois me divertia com as simpatias que as mulheres faziam para garantir um amor para a vida inteira...

Aquelas que já estavam noivas, mas com pressa de se casarem, amarravam um fio de seus cabelos ao do amado e depois colocavam os fios entrelaçados aos pés do Santo, para que ele resolvesse o problema e facilitasse o casamento;

Outras, mais afobadas e se sentindo encalhadas, queriam arrumar um namorado, de qualquer idade e aparência, e para isso faziam as maiores torturas com a imagem do Santo. Roubavam e escondiam o Menino Jesus que ele carregava, colocavam-no de cabeça para baixo dentro do caldo de feijão fervendo, dentro de um copo de cachaça ou até dentro do congelador, entre outras maldades.

Eu, além de não acreditar em nada daquilo, ainda duvidava da capacidade de Santo Antônio de ser casamenteiro e arrumar companheiro para quem quer que fosse.

Mas daquela vez não quis ficar de fora da brincadeira e resolvi arriscar um pedido. Afinal não me custava nada solicitar ajuda para encontrar aquele homem que havia imaginado e com quem sonhava todas as noites. Então peguei a imagem do santo, embrulhei num papel, onde escrevi minha prece:


meu Santo Antônio querido
não preciso de um marido,
nem de alguém que me ame
só quero um namorado
que me aconchegue,
que me cubra, me abrace
que seja meu travesseiro
daqueles de corpo inteiro
pois isso já me basta!
e se for um moreno
com cara de safado
de fala mansa, arrastada
pele cor de jambo, tatuada
vou ficar deveras encantada
e pra sempre agradecida
por favor meu Santo
atenda ao meu pedido
Amém!




Depois, enquanto declamava em tom descrente e debochado a minha oração, coloquei tudo dentro de um pote de melado, hermeticamente fechado, pois sem ter como escapar, Santo Antônio ficaria enjoado com tanta doçura e, para se livrar, me arrumaria o namorado.
O tempo passou e até já havia me esquecido do tal pedido, mas o Santo não se esqueceu, nem do milagre solicitado, nem da minha heresia e deboche, nem da minha descrença em seus dotes, e me mandou a encomenda, mas tão enrolada, tão bem embrulhada, que até hoje não consegui abrir o pacote!


Regadas a vinho quente e quentão, todo mundo aproveita o mês de junho para dançar a tradicional quadrilha nas Festas Juninas. Nessas danças improvisadas surgem muitos “casamentos”. Afinal, toda quadrilha que se preze tem um casal de noivos.



Durante o mês de junho elas ganham expressão pelos quatro cantos do Brasil. São as festas juninas, que acontecem para homenagear três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Na próxima sexta-feira, dia 26, os moradores de Búzios têm um encontro marcado, a partir das 18h, na Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos, onde acontece uma das mais tradicionais festas juninas da cidade.

Com barraquinhas, comidas típicas, dança de quadrilha, jogos, sorteio de brindes e fogueiras, a festa promete animar os participantes. No cardápio, pamonha, milho cozido, canjica, arroz doce, bolo de amendoim, cocada, pé-de-moleque, quentão e batata doce, são apenas alguns exemplos, das delicias que serão servidas.


Aberta ao público, a festa contará com a apresentação de três quadrilhas. As crianças da educação infantil abrem o evento, depois acontece a dança dos alunos da 4ª série, e por último, a apresentação da quadrilha dos adultos, formada por alunos do curso Supletivo e professores da escola.

- Vai ser uma grande festa, com muitas brincadeiras, comidas típicas, sorteio de brindes e até apresentação de um grupo de forró, para animar os pais e alunos. Contamos com a presença de toda a comunidade para alegrar o evento que já é tradição na escola, disse a diretora da unidade de ensino, Kátia Cristina de Paulo.

As músicas típicas das festas juninas também não vão faltar, e as quadrilhas se apresentarão embaladas pelas cantigas “Capelinha de Melão”, “Pedro, Antônio e João”, “Balãozinho”, “Sonho de Papel”, “Pula a Fogueira”, “Cai, Cai, Balão”, entre muitas outras.



Esta foi a minha participação na Blogagem Colectiva dos Santos Populares promovida pela Graça do blog Zambeziana para o dia 13 de junho em homenagem ao Santo Antonio.


Beijos


Imagens e textos do Google

10 comentários:

  1. Olá, que interessante Blogagem Coletiva!
    Muito criativa e fonte de pesquisa. Alegre mesmo...
    Gosto da cultura do Braisl com seus inúmeros encantos.
    Bjs e ótimos dis em junho pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Querida Irene
    Que postagem tão bonita, colorida, alegre e variada...eu simplesmente:
    DELICIEI-ME!!

    A estatística, não mente
    e afirma com rigor
    Santo António é de toda a gente
    Do mês, é o Santo maior!

    É doutor nos seus sermões
    Sua grande especialidade
    fez com o povo relações
    uniu gente na amizade!

    Na blogagem pedida
    Entrou Brasil e Portugal!
    Unidos e sem medida
    por este Santo sem igual!

    Santo António a todos atende
    e vai olhando quando passa...
    Á Irene com um sorriso se rende
    e pisca um olho aqui a esta Graça!!

    Obrigada pela tua adesão...não esperava outra coisa de ti!
    Beijocas, querida amiga
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Puxa, caprichaste,heim,Irene!Trouxeste tudo dele e da data!Que legal esse teu empenho e capricho.Parabéns!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Olá Irene,
    Fiquei feliz com esta tua postagem de homenagem a Santo Antônio, que está muito bonita. As fotos muito bem escolhidas e a narrativa perfeita.
    Obrigada pela sua visita à minha postagem e comentários.
    Parabéns.
    Bjs.
    Estela

    ResponderExcluir
  5. Querida Irene,

    Simplesmente maravilhosa e diferente em muitos aspectos a celebração do Santo António aó no Brasil.

    Amei, como sempre a beleza dos txtos e das imagens, o seu colrido e o teu sempre bom gosto, bem patente também neste post deslubrante.

    Achei o máximo este pedido ao Santo:
    "meu Santo Antônio querido
    não preciso de um marido,
    nem de alguém que me ame
    só quero um namorado
    que me aconchegue,
    que me cubra, me abrace
    que seja meu travesseiro
    daqueles de corpo inteiro
    pois isso já me basta!
    e se for um moreno
    com cara de safado
    de fala mansa, arrastada
    pele cor de jambo, tatuada
    vou ficar deveras encantada
    e pra sempre agradecida
    por favor meu Santo
    atenda ao meu pedido
    Amém!".

    Beijinhos

    Na casa do rau

    ResponderExcluir
  6. Irene! Não resisti e vim comentar na sua nova postagem! Linda idéia e iniciativa, sobretudo, para elencar fatores para celebrarmos o dia deste santo maravilhoso, Santo Antônio! Beijinhos e uma semana linda a você ;-)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Irene,
    parabéns pelo post, excelente mesmo, muito completo, saio daqui muito mais informada em relação a este Santo popular.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  8. Sto António, o casamenteiro..:)))
    Beijinhos amiga e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante seu post, amiga.
    Você foi bastante além e se aprofundou mesmo nos detalhes do santo e das festas que envolvem.

    Ele é padroeiro de minha cidade, hoje Astolfo Dutra, por causa da política, mas antigamente se chamava Porto de Santo Antônio.

    Gostei muito da postagem.
    Boa semana.
    Abrços

    ResponderExcluir
  10. Oi irene te mandei um email sobre a promoção do blog que eu tinha feito e não terminei.
    gostaria de me desculpas pela promoção do meu blog de exposição de fotos.
    realmente tive problemas e não pude dar continuidade.
    Em breve vou ver se consigo sortear uma de vocês e enviar o brinde ok?
    abraços,

    Fernanda.

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket