domingo, 10 de outubro de 2010

"A RAZÃO CONTRA A EMOÇÃO"



A vida é uma comunhão de sentimentos que nos levam a sentir emoções diversas impulsionados por algum acontecimento que, em sua maioria, se não agirmos com a razão poderá refletir futuramente em danos irrecuperáveis.

Aprendemos que devemos saber ouvir o coração, mas agir sempre com a razão. É fácil de falar, mas na prática muitas vezes não conseguimos - a emoção fala mais alto do que a razão – desejamos viver aquele momento, sentir a felicidade e seguimos em frente arriscando com a própria sorte.
Analiso que pensar com a razão é sinônimo de medo, de insegurança e não podemos deixar passar as oportunidades que nos aparecem pensando só coma a razão porque isso é uma forma de deixar de viver.

Felizmente a razão e a emoção conseguem estar em lados opostos porque assim poderemos tomar decisões baseados em vários aspectos, mantendo um equilíbrio que possa oscilar entre o racional e o emocional.


Estamos aqui nesta blogosfera diante desta telinha, navegando sem destino e vamos encontrando um mundo cheio de emoções. Emoções diversas que vem através de mensagens, de vídeos, de artigos, que nos fazem refletir seja por uma simples imagem, um simples palavra, que são capazes de nos levar a lugares nunca imagináveis.

São momentos mágicos vividos num mundo virtual que nos tocam de uma forma tão real e nos fazem sentir tantas emoções que nos fazem chorar e até sorrir.

Esses sentimentos não precisam de data marcada, não dependem de nenhum calendário, pois todo dia é dia de demonstrar carinho, amor, amizade por alguém. É sempre bom ser lembrado por alguém que amamos sem que hajam motivos específicos, são os que nos chegam em momentos especiais que farão parte das boas lembranças que levamos pela vida afora. Existem muitas mensagens que são capazes de nos ensinar, através de lindas imagens, de forma sensível e belíssimas lições de vida daquelas que jamais esquecemos.



Essas lições de vida nada mais são do que um aprendizado e a razão tem muito a ver com isso e deve ser analisada individualmente. Cada indivíduo tem pontos de vista diferentes e devem ser respeitados.

Razão e emoção devem, sempre que possível, andarem próximas entre si buscando momentos felizes , momentos de prazer , mas sempre com responsabilidade e bom senso para que não venham a se prejudicar futuramente por ações impensadas.

*Irene Moreira*

2a. Edição - Projeto DOVL


"O amor e a razão são dois viajantes, que nunca vivem juntos na mesma hospedaria:
quando um chega, parte o outro."
(Walter Scott)

Imagens e pesquisas google

14 comentários:

  1. Oi Irene

    A emoção engana muitas vezes a razão e nos pegamos como bobos. Mas nada como se sentir como uma criança inocente mesmo que a razão nos chame de tolos em seu retorno.
    Gostei muito das suas ponderações.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente maravilhosa,irene!Aplausos!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Mas bah, Irene.
    Que trabalho lindo, parabéns.
    Concordo com você e gostaria de dizer o que acho: A razão está para a emoção, mais ou menos como um ascessor de imprensa está para uma celebridade...Faz desmintidos, corrige discursos, orienta sobre o politicamente correto, enfim acessora, agora quem comanda? As emoções com certeza!Abração e boa semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Irene!! Também acho que precisamos usar as duas faculdades ao nosso favor. Há momentos em que devemos nos aventurar, desafiar um pouco a lógica e iniciarmos uma aventura. Mas, há outros em que devemos agir com cautela, pesarmos todas as condições e, em alguns casos, deixar a barca passar. Em algum momento virá outra nos buscar - e se não vier, é porque não era nosso destino! Carpe diem! Beijos, Deia.

    ResponderExcluir
  5. Querida Irene!

    Os momentos mais felizes da vida, estão (quase) sempre ligados aos momentos em que a emoção superou a razão!!!

    Eu acho mesmo bom que assim seja.

    Ser muito razoável é uma maçada :))))

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Amadurecer é isto: Assumir responsabilidades e para tal fazermos escolhas! Nem sempre nos baseamos pelas nossas próprias experiências, afinal, não sabemos tudo. Às vezes, experiências de outras pessoas, são exemplos para nós! Vamos vivendo e nesta interação, aprendendo uns com os outros!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Irene
    Voce fez um belo testo mostrando com a razão e emoção convivem na nossa vida.
    com carinho MOnica
    Também te aplaudo

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga Irene

    SEu texto é muito interessante pois a maioria das pessoas agem segundo os instintos sem pensar nas consequências dos seus atos. Por isso acho essencial a ponderação e o equilíbrio na hora de tomar decisões.

    Um beijo na alma e uma semana de muita luz pra você!


    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  9. As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas.
    Ame-as MESMO ASSIM.

    Se você tem sucesso em suas realizações,
    ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos.
    Tenha sucesso MESMO ASSIM.

    O bem que você faz será esquecido amanhã.
    Faça o bem MESMO ASSIM.

    A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável.
    Seja honesto MESMO ASSIM.

    Aquilo que você levou anos para construir,
    pode ser destruído de um dia para o outro.
    Construa MESMO ASSIM.

    Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda,
    mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar.
    Ajude-os MESMO ASSIM.

    Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo,
    você corre o risco de se machucar.
    Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM.

    Uma noite de paz pra você....

    Deus seja contigo

    http://www.youtube.com/watch?v=kaT_2KiAU3A&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  10. Não sei, não sei.

    A amor é razão sempre, se cônscio e responsável do quanto ele deve ser amor.

    ResponderExcluir
  11. Olá,amiguXa!
    Vim te oferecer com
    muito carinho o Selo Esse Blog é
    "XiBomBom"espero que goste:)
    Um belo feriado para você
    beijoss fica com Deus!

    ResponderExcluir
  12. Saudades, Irene! E ao voltar, passeando por seu blog, resolvi que deveria ler primeiro este texto. Que bom a escolha que fiz!

    Razão e emoção não são ocupantes de um mesmo caminho. Por vezes até trilham a mesma estrada, mas uma sempre mais adiantada que outra.

    Raramente as mãos se tocam... raramente!

    E, por vezes, ficamos órfãos de ambas. Aí as escolhas ficam também mais doloridas.

    O fato é que nos refazemos, porque as escolhas continuam sendo permitidas, até que o aceno de novas possibilidades sejam recebidos.

    Eu, aqui, hoje, quero apenas me atirar na emoção. Independente da virtualidade que nos cerca, independente das faces que não se enxergam... quero dizer-lhe Irene, que vale a presença viva, em cada momento de minha ausência. Vale a sua presença, nada virtual, trilhando uma mesma estrada. Vale poder sempre encontrar você no caminho.

    Meu carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelos lindos e belos textos que escreve amiga.
    São todos de uma profundidade maravilhosa.
    Um coração cheio d eternura.
    Parabéns.
    Sandra

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket