quinta-feira, 1 de abril de 2010

"Blogagem Coletiva - Dia Internacional do Homem - 1º de Abril de 2010"



Blogagem Coletiva promovida pelo Elcio do blog Verseiro em parceria com Wilson do blog Bom, Ruim, Assim Assim , que  coloca em pauta o "Dia Internacional do Homem " e logo em 1º de Abril conhecido como o  Dia da Mentira. 


Essa campanha foi proposta para que haja igualdade com as mulheres que comemoram o seu dia. Vocês Concordam?

 Tenho que confessar que o Homem é uma presença constante em minha vida. Em casa sou  a " Bendita entre os Homens" - Marido, filho, enteados, netos e até o cachorro - e como fico anciosa que chegue uma " Linda Princesa" para reinar em nosso Lar.   


 Falar das qualidades masculinas é um pouco temeroso, pois podemos estar dando corda na pipa e prefiro levar na brincadeira - então coloco algumas frases ilustradas que achei bem propícias.






 

 




"Porque ser homem não é uma questão apenas biológica, as diferentes masculinidades se constróem conforme a sua cultura.

Ser homem é algo a ser conquistado pelo menino, é algo absorvido de uma expectativa social que já começa antes mesmo da escolha da cor das roupas do bebê, permeia seus brinquedos, seus podes e não-podes, seus heróis, seus esportes, seu estudo, seus amigos e suas paqueras, sua profissão, seu papel na família.

Uma expectativa social tão profunda que só percebemos a ponta de seu iceberg, mas que vai influenciar o que este homem vai poder desenvolver com esta mesma profundidade.

Por muito tempo, ao homem foi reservado o espaço do prover; à mulher coube o espaço do cuidar.

Ao homem coube o espaço fora de casa, de caçar, de construir, de produzir; à mulher o espaço do lar, de nutrir de comida e afeto, de educar, de se responsabilizar pelo outro.

E a mulher educou os meninos a desenvolver mais alguns sentimentos e as meninas outros. A expressão da raiva coube ao masculino por favorecer a agressividade necessária ao provedor, a expressão da ternura coube ao feminino por favorecer à nutrição e ao cuidado. Ao masculino coube o fazer, ao feminino coube o sentir. O menino nem mesmo aprendeu a reconhecer o que sente e poder falar sobre seus sentimentos.

Mas as culturas mudam, e as mulheres entram no mercado de trabalho e vão aos poucos conquistando o seu espaço, desempenhando funções que em sua maioria eram exercidas pelos Homens  e conquistam uma igualdade profissional.

Sem ter desenvolvido uma capacidade de expressão emocional, faltam aos homens palavras para elaborar essa transformação. Sem palavras, sentindo-se ferido, ele usa o punho como defesa e se torna violento. os homens sentem essa transformação e sentem essa mudança.

Mas qual tem sido o modelo do homem masculino? O machão.

O estereótipo do machão é centrado nos excessos: de sexo, atividade, velocidade, poder, etc. Ele é insensível, vingativo, arrogante, reservado, frio, prepotente, autoritário, rebelde, dominador, cínico, exibicionista, cheio de si, voltado para a ação em detrimento dos sentimentos, incapaz de controlar seus desejos. Sua valentia encobre o enorme medo que tem do desamparo, de aceitar a sua receptividade, de ter consciência da dor.

Toda violência é prepotente. Toda prepotência é uma reação a uma impotência a ser escondida. Quando não há o poder real, no sentido de uma capacidade para realizar, surge o poder de dominação. Quem realmente pode, não necessita dominar.

Antes expulso do espaço da casa, o homem hoje está sendo expulso do próprio espaço social ao lhe ser subtraído o papel de provedor.

Seu refúgio? A ilusão. Ao invés de produzir realidades passa a consumir imagens.

Ao perder as disputas reais, busca um outro espaço onde possa vencê-las. Seus heróis, nos filmes de ação lutam por ele, nas novelas transam por ele, e os robôs produzem por ele carros na fábrica onde ele trabalhava. Ao menos assim ainda se sente inserido na sociedade, e como ela é rica e poderosa por trás das telas e vitrines. Mas ele luta sim, ontem destruiu todos os bandidos no vídeo-game, transa pelo disque-sexo e pela Internet, e algum dia ainda vai comprar aquele carro fantástico quando ganhar na sena.

Ao perder a sua força real, o homem de hoje retoca a sua imagem para não perder a pose; malha, mas hoje seus músculos não mais constróem, só servem para ele se exibir. Vive em um espaço tão virtual quanto o H de Homem.

Sua alternativa? Conquistar os espaços da realidade perdida: no lar, na intimidade do seu corpo, na expressão de sua emoção, na integração do seu afeto com sua sexualidade, qualquer que seja sua orientação sexual.

Surge um novo omem sem H que quer liberar a sua lágrima, poder dizer não na cama, ser tirado para dançar, receber flores, trocar fraldas, simbolizar seu órgão de amor mais por coisas gostosas do que por instrumentos de guerra (expressões extraídas do manifesto masculinista); em suma, resgatar o espaço de sua sensibilidade, descobrir que há um coração pulsante escondido sob esse peito.

Percebe que foi ele mesmo quem construiu este espaço social de uma frieza que agora o exclui, e que portanto pode alterá-lo.

Para reconquistá-lo só precisa do calor de seu próprio coração. "


"Feliz Páscoa"

Fontes:
texto  do site www.orgonizando.psc.br/  (com adaptações )

15 comentários:

  1. Olá, amiga...
    Passando para agradecer sua participação...adorei a brincadeira e a participação de todos.

    Belo texto!

    Gostei desse trecho: "Surge um novo homem sem H que quer liberar a sua lágrima, poder dizer não na cama, ser tirado para dançar, receber flores, trocar fraldas, simbolizar seu órgão de amor mais por coisas gostosas do que por instrumentos de guerra (expressões extraídas do manifesto masculinista); em suma, resgatar o espaço de sua sensibilidade, descobrir que há um coração pulsante escondido sob esse peito."

    Desejo a você Feliz Páscoa!

    Beijos no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Irene, parabéns!
    Caprichou, hein? Adorei tudo: o textos, as ilustrações... Ficou tudo perfeito! Esse trecho que o Ilo citou, do homem sem H, também foi a parte que eu mais gostei.
    E, já que estou aqui, quero aproveitar pra desejar uma feliz Páscoa a vc e toda a sua família!
    A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. É abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem; é nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Domingo é dia de renascer.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Querida Irene
    Este post está espectacular!
    O texto, os desenhos e respectivas frases...são óptimos!
    Parabéns!

    Desejo que nesta Páscoa a felicidade seja como um coelho: se reproduza sem parar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Legal sua participação Irene.

    tb Participo dessa Divertida Blogagem.

    Feliz Páscoa.

    Hod.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Irene..cramba, que texto é esse hein? muito legal e toca na ferida, pois o ue vemos hoje é esta mudança mesmo em toda a sociedade, por isso acredito que este dia criado com o intuito de brincar aqui na blogosfera ainda será realidade num futuro bem próximo...rsrs...tá rindo? é sério, os papéis parecem estar se invertendo, embora na ess~encia muitas mulheres e muitos homens ainda continuam os mesmos...

    Esta é a parte que mais me entristece...rsr
    Ao perder a sua força real, o homem de hoje retoca a sua imagem para não perder a pose; malha, mas hoje seus músculos não mais constróem, só servem para ele se exibir. Vive em um espaço tão virtual quanto o H de Homem.

    Essa inversão de valores infelizmente não está somente no homem, mas nas mulheres também...
    Bem Irene...muito show sua participação...um texto prá lá de bom, adaptao com maestria para a data em questão...rsrs
    Ano que bem tem mais...rsrs

    Um abraço na alma...bjo

    A Páscoa é a ressurreição das nossas almas. É abandonar tudo o que é velho e antigo e olhar pra frente com coragem; é nos dedicarmos à vida como quem sorve o sumo de um fruto saboroso. Domingo é dia de renascer.

    Feliz Páscoa pra você e toda a sua família!

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto que escreveu, de acordo com sua experiência.
    As ilustrações ficaram ótimas.
    Boa Páscoa para você e seus "meninos"
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Noossa!Ficou no capricho!!Linda participação!beijos,tudo de bom,chiva

    ResponderExcluir
  9. Olá Amiga!

    Adorei este post,estou dando pulos de tanto rir kkk

    Feliz Páscoa pra você,
    Um grande Abraço.

    Aline

    ResponderExcluir
  10. Lega a sua participação e bem benevolente com eles tb! rs
    E que venha esse novo homem para nos fazer felizes. rs
    Adorei o seu blog. Bjs! Lu

    ResponderExcluir
  11. Olá querida amiga, passei pra desejar uma feliz páscoa pra vc e família e que Jesus ressuscite em seu coração, em sua vida, pois só ELE é o nosso bem maior!

    Tb tem selinho de páscoa no meu blog, espero que goste.

    Beijinhos com carinho!

    ResponderExcluir
  12. Oi:)tudo bem?
    Aqui em casa é ao contrario é tudo Mulher.Eu minhas 2 irmãs, minha mãe e minha avó.:)
    Adorei a foto do super homem de rosa rsrsrssrs
    Depois vou colocar la no blog.
    beijinhos cor de rosa da Carol=)

    ResponderExcluir
  13. Irene, feliz páscoa pra vc tb! Coma bastante chocolatinhos, nessa data pooode rsrs
    Amei a postagem. Sabe q nesses dias eu estava pensando nisso: pq não o dia do homem? Acho q é justo, porém o dia da mulher tem uma história, né? Já se fosse criado o dia do homem o q teria pra se contar? Uma data criada pq existe uma somente pras mulheres????

    beijosss


    www.toaletefeminino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá passando aqui para desejar a vc e familia umAa páscoa abençoada!
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  15. Amiga,

    Ficou D+!!!! Adorei a forma como vc ilustrou e o texto que colocaste...

    O melhor do texto é o trecho: "Surge um novo homem sem H que quer liberar a sua lágrima, poder dizer não na cama, ser tirado para dançar, receber flores, trocar fraldas, simbolizar seu órgão de amor mais por coisas gostosas do que por instrumentos de guerra (expressões extraídas do manifesto masculinista); em suma, resgatar o espaço de sua sensibilidade, descobrir que há um coração pulsante escondido sob esse peito."

    Bjsssss e Feliz Páscoa!!!!!!

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket