segunda-feira, 19 de abril de 2010

"Exemplo de Vida"

Um dia destes recebi uma correspondência de uma pessoa amiga, contendo uma mensagem atribuída ao inesquecível Charles Chaplin. Seu teor é de uma profundidade tal, que não me atrevo a duvidar de que seja ele mesmo o autor. Vejam:

"Esquecendo os erros do passado construímos nosso novo mundo. Talvez nos falte poesia...Talvez nos falte amor. Mas com certeza podemos dar um pouco mais, pois com certeza o amor que não damos é o mesmo que não recebemos. E talvez mirando-nos em exemplos de coragem, trabalhando pela paz e compreensão entre os homens, possamos um dia erguer os olhos novamente"

Realmente, é muito comum querermos que os outros estejam sempre atentos a nossos quereres, sempre estarmos a exigir a atenção para nossos desejos, querendo que sejam atendidos. Porém, ao exigirmos isso dos outros, será que estamos fazendo nossa parte? Ou seja, estaremos nós atentos ao que se passa com os outros? Estaremos nós dando a devida atenção aos desejos alheios? Ou será que, preocupados com nossos problemas, com o que ocorre conosco, não estaremos fechando os olhos e o coração para os outros.

Se à nossa vida falta poesia, falta amor, falta carinho, é necessário que, antes de começar a criticar o mundo que tudo nos está negando, façamos um exame de consciência para saber qual o nosso grau de culpa nessa atitude hostil para conosco.

É imprescindível perguntarmo-nos se estamos procurando doar algo de nós. Se estamos dando às pessoas de quem reclamamos atenções e carinho, essa mesma atenção, esse mesmo carinho.

A vida é uma longa estrada de mão dupla. Tudo aquilo que passamos por uma das vias da estrada, receberemos de volta. Geralmente (claro que nem sempre ocorre essa troca, pois alguém, muitas vezes deixa de fazer uma entrega adequada), se passarmos amor, compreensão, apoio, carinho, deveremos receber tudo isso de volta.

Porém, se pelo contrário, egoisticamente nos fecharmos em nosso mundo, e só passarmos a cobrar tudo de todos, acabaremos por receber reações hostis. É normal que isso aconteça. Se só passarmos cobranças, receberemos igualmente cobranças.

Então, usando a velha sabedoria popular, "faça aos outros, somente aquilo que queres que os outros te façam", volto a insistir na necessidade que existe de que todos nós sempre procuremos passar amor, carinho, amizade, e certamente receberemos isso de volta.

Não vale a pena também ficar armazenando mágoas. Se acharmos que alguém nos magoou, sempre é necessário verificar se isso foi feito voluntariamente ou não. A única maneira de se dirimir uma dúvida, é uma conversa franca e direta.

Essa conversa deve ser feita na primeira oportunidade, e o mais rapidamente possível, pois se a formos protelando, mais a mágoa crescerá dentro de nós, e mais o causador, voluntário ou não, irá se esquecendo do ato praticado.

Devemos ter presente que, da mesma maneira que alguém nos fere, também podemos ferir alguém sem o perceber. E vai se formando uma bola de neve, que por vezes leva tudo de roldão.

Por vezes, quem nos magoou, não se apercebeu do fato e continua agindo da mesma maneira. Nada falamos. Nossa mágoa aumentando. A raiva crescendo dentro de nós. E o outro sequer nota, o que mais aumenta a mágoa, que com o correr do tempo se transforma em raiva, e acaba virando ódio.

Um dia descarregamos tudo. Todas as frustrações. Todas as raivas. E ficamos estarrecidos ao descobrir que do outro lado também existiam queixas. Também o vínhamos ferindo e, fechados em nossa raiva, não notávamos o movimento na estrada de mão dupla. Até acontecer o acidente fatal. E se não houver uma dose de equilíbrio muito grande, as coisas podem tomar rumos inimagináveis.

Quantas boas amizades terminaram por causa disso. Houvessem dialogado antes, tudo poderia ser esclarecido. Um pedido de desculpas, uma mudança de atitude e quantos aborrecimentos teriam sido evitados.

Mágoas nunca devem ser armazenadas. Dúvidas sempre devem ser dirimidas. Diálogo é a palavra de ordem. É o que gera o entendimento, a compreensão.

*Marcial Salaverry*

 

Encontrei este vídeo na Internet numa reportagem sobre Superação e acredito que talvez muitos já o conhecem, mas para mim foi mais um aprendizado , uma lição de vida - que mostra que não existe idade para se doar e ajudar ao próximo -  que por menor que seja o tempo sempre sobra um intervalo precioso para se  dar amor, carinho  conforto  a quem necessita -  que reclamamos por coisas pequenas em vista dos grandes problemas que assolam o nosso Planeta - "se não fizermos a nossa parte agora , se quiser fazer amanhã talvez não dê mais tempo" - a vida é uma contagem regressiva.

26 comentários:

  1. Amiga, que texto lindo!!!!!

    Chamo atenção para uma coisa que sempre digo: a vid atem mão dupla. Amizades de mão única eu dispenso logo

    beijão e boa semana

    ResponderExcluir
  2. uM LINDO E SABIO TEXTO.

    BOA SEMANA
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Amiga
    Não conhecia o vídeo, que adorei! E me emocionou, também...
    Uma pena uma menina tão novinha acabar dessa maneira. Mas... não será que Deus considerou a missão dela terminada por agora? Só Ele sabe...

    O seu texto é muito bom, digno de grande reflexão. Há um ditado de que me lembro muitas vezes:

    "Quem semeia ventos colhe tempestades". É isso aí.

    Ao contrário, quem distribui gentileza e Amor, outro tanto terá de volta.
    Precisamos todos rever diariamente nossos comportamentos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, fiquei emocionada. O amor é o sentimento mais sublime que existe entre um ser humano e outro e quando falta essa sentimento ou ele não é sincero, de nada adianta seguir adiante.
    O Charles Chaplin era um gênio e sabia das coisas, com certeza. Meu maior ídolo!
    E o vídeo também é emocionante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Texto lindissimo para reflectir sobre o amor/egoismo, ajudado po este vídeo fabuloso.
    Beijo e uma boa semana
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo seu voto amiga.

    A votação continua e pode votar mais vezes se quizer.

    Um dia de muita paz e luz pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. Querida Amiga Irene,
    Linda lição de vida e belo post.
    É dando que recebemos, ela irá colher o que semeou!
    Um beijinho amigo.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tardeeeeeeeeeee!
    Feriado chegando!!!
    Curta muitoooooooo e muitoooooooooo!

    Beijos fica com Deus:)

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde,
    vim, te oferecer o selo 5 - amizade especial que esta em selos pra voce, no lado esquerdo do toque
    E deixar o meu toque de carinho e amizade
    san

    ResponderExcluir
  10. Olá Irene, estou sentindo sua falta...ler palavras desta pessoa que acho um gênio-" Chaplin" - não poderia esperar outra coisa, pois ele é para mim, um representante da figura humana, o nosso retrato como ser vivente, cidadão único, com essa figura, de um palhaço "diferente" - mas com um papel tão importante diante do mundo, diante dos sentimentos mais profundos e tão desconhecidos ou adormecidos pela figura humana na atualidade. Eu não poderia esperar o contrário, tudo dele é lindo, e com uma imensa bagagem de aprendizado, e um chamamento ao natural, do simples, do eterno viver! Adorei o texto - como vc foi levando, e os toques reais de que, somos tão diferentes, mais tão iguais quando sentimos, e reagimos.
    Adorei o vídeo, já conhecia a história desta menina, e que nos sirva como lição.
    Bjocas.
    Waleria Lima.

    ResponderExcluir
  11. MOMENTO DE AGRADECIMENTO.

    É muito gratificante cada vez que abro a página do meu espaço e encontro meus amigos por aqui.
    Cada visita, cada comentário, mesmo que seja um simples OI me dá uma satisfação grande em continuar abri-la diariamente.
    Vocês enriquecem meus dias.
    Me esforço a cada dia para somar emoções com vocês, e as vezes nem respondo à altura.
    A quase dois anos de blog, cresci muito, aprendi muito, devo isso a todos vocês meus amigos e seguidores.
    Não importa o sexo, religião, valores e sim a dedicação diária em comentarem no blog.
    Tenho um respeito enorme por vocês.
    Obrigado por vocês existirem.
    Obrigado a todos vocês amigos e seguidores que votaram no meu blog. Se ele chegou até aqui devo tudo isso a vocês.
    Obrigado por vocês caminharem junto comigo "Pelos Caminhos da Vida".
    Vamos aguardar a próxima votação.

    Ana.

    Fique com Deus.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  12. AMEI O TEXTO QUE PODE TER SIDO DE CHAPLIN...TAMBÉM ESTAVA COM MUITA SAUDADES IRENE, MAS NESSA ÚLTIMA NOITE FUI VISITANDO OS ÚLTIMOS BLOGUEIROS QUE ME VISITARAM...LEMBREI DE VC, MAS MEU PC ESTÁ MUITO VELHINHO E "NÃO TEM DADO CONTA DO RECADO" COMO DEVERIA!!!E ENTÃO NÃO CONSEGUI TE VISITAR... RISOS
    NÃO É FÁCIL FAZER O BEM... QUERIA PODER LEVAR MINHA PALAVRA AMIGA À MAIS PESSOAS, MAS TEM SIDO QUASE IMPOSSÍVEL...
    PASSEI AQUI PRA DESEJAR-LHE UM FINAL DE MÊS EXCELENTE E DIZER QUE NUNCA ESQUEÇO DE VOCÊ!!!
    UM GRANDE ABRAÇO FRATERNAL DE PAZ E MUITA LUZ PRA CONTINUAR NO CAMINHO DO BEM...
    JACKELINE-CURITIBA-PR
    BLOG JDM
    http://johnnydeppmadness.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. "Devemos ter presente que, da mesma maneira que alguém nos fere, também podemos ferir alguém sem o perceber."
    _______________
    E devemos lembrar disso sempre!
    Lindo o seu post, Irene! Parabéns!

    Beijo grande e ótima quinta!

    ResponderExcluir
  14. Oi Irene, vim te conhecer e agradecer as palavras. Adorei este texto e acho que ele continuou na mesma linha de pensamento da Cris e da Luci. Acho que também falei um pouco sobre isso (não tão aprofundado) no teto do vermelho. Que bom que o tema tem nos rondado, acho que ainda há muitas nuances para se explorar, e mais ainda para se aplicar. Já estou te seguindo!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. querida irene, estou sentindo sua falta.
    o texto é lindo(adoro chaplin) e sabio o video muito belo.
    volte logo.
    o blog esta lindo.
    um abraço com carinho da amiga rita.
    bjos.

    ResponderExcluir
  16. Estive a reler o texto de Marcial Salaverry, que é, realmente, muito bom.
    Eu gosto muito do que ele escreve. Tenho vários textos dele gravados, e um "projecto" de post em que entra um poema dele, que é, de facto, extraordinário.
    Sabe que eu tenho muitos posts assim "em esboço" à espera dos retoques finais... Aos poucos vão vindo à luz do dia...

    Um resto de dia feliz.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Maravilhoso o texto e lindo exemplo dessa menina. Acabei de colocar a imaagem por láno trenzinho,referente à tua participação.Obrigado,beijos,chica

    ResponderExcluir
  18. Olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Pelos Caminhos da Vida. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Divulgar é preciso! Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado, além sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs



    Narroterapia:

    Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.


    Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.


    Abraços

    http://narroterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde passei pra deixar um beijo e agradecer a visita!

    ResponderExcluir
  20. Minha querida Irene,

    Desculpa esta demora, estou perdoada???
    Estou quase boa.

    O teu texto é maravilhoso, tu escreves divinamente.
    O facto é que o egocentrismo desta juventude assusta.
    Realmente para pensar e analisar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. UMA LINDA E BELA MENSAGEM AMIGA. EM SE FALANDO DE CHARLIE CHAPLIN QUE É TUDO DE BOM..GRANDES EXEMPLOS NOS DEIXOU..´E TER A CERTEZA QUE GRANDES EXEMPLOS EXISTEM E MERECEM SER SEGUIDOS..
    ESTOU MUITO FELIZ COM A SUA PARTICIPAÇÃO NA INTERAÇÃO.
    VIM BUSCAR O ENDEREÇO E POSTAR. AMANHÃ VOLTAREI PARA CONFERIR. TENHO CERTEZA QUE GRANDES MOMENTOS VÃO APARECER. LEMBRAR DO NOSSO PRIMEIRO AMIGO VIRTUAL E VOLTAR E VER O QUANTO JÁ CONQUISTAMOS NESTE TEMPO.
    UM GRANDE ABRAÇO ATÉ AMANHÃ.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  22. SE VC ME CEDER ESTE TEMA, TEXTO LEVAREI PARA A CURIOSA NA PRÓXIMA SEMANA. AMEI..FICOU MUITO LINDO. AMO CHARLIE CHAPLIN. CHEGUEI FAZER UMA MINI PESQUISA SOBRE. ELE. É MUITO INTERESSANTE.
    APRENDI MUITO COM A VIDA DELE. SOU APAIXONADA POR ELE.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderExcluir
  23. Que linda mensagem Irene, fiquei emocionada ao ler.
    Uma coisa eu aprendi, que jamais devemos reclamar da vida. Por que a vida passa muito rápido, em vez de reclamar, vamos vivê-la da melhor forma possível!
    Beijinhos a vc

    ResponderExcluir
  24. aMANHÃ VOLTO PARA CONFERIR O TEXTO, AGORA TARDE TENHO COMPROMISSO. ME AVISE NA INTERAÇÃO, QUANDO POSTAR.
    UM GRANDE ABRAÇO E MUITO OBRIGADA PELA VISITA.
    UM GRANDE ABRAÇO MINHA LINDA.
    SANDRA

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket