terça-feira, 31 de maio de 2011

" UM CAPITALISTA SEMPRE É UM BOM CONSUMISTA "

Como boa capitalista não posso ficar imune ao maravilhoso prazer de ser uma boa consumista, mas procurando não fazer exageros. Posso me considerar uma pessoa equilibrada, mas como qualquer ser humano, de vez em quando, cometo algumas loucuras.

O que faz você comprar muitas coisas sem precisar, cometer essas loucuras não são só as artimanhas da propaganda, mas as facilidades que temos.

O mundo lhe oferece as tecnologias e todos procuram ter acesso a elas. A Internet é uma delas que é largamente usada e com acesso as redes sociais.

“A internet é uma mídia, na verdade uma multimídia, nela recebemos informações, achamos praticamente tudo que buscamos, mas também somos induzidos pelas propagandas, elas tem grande poder sobre nós, como qualquer outra mídia.“

Temos as facilidades dos cartões de créditos disponibilizados pelos bancos e financeiras.

“Vivemos em um mundo capitalista onde tudo está em torno do dinheiro. Valor no bolso e na vida social das pessoas trás o luxo, o status, ele é o passaporte para suprir nossas necessidades, nossos prazeres, nosso consumismo.”

O que mais me impressiona é que os valores dos produtos são únicos tanto para você pagar com cartão de crédito como à vista. Quando vai pedir algum desconto para pagar “cash” simplesmente não tem.

Usar cartão de crédito também nos traz muitas vantagens como acúmulo de milhas, promoções diversas, mas isso tudo só é válido desde que pague dentro do vencimento porque se deixar atrasar aí a coisa vira uma bola de neve. Juros em cima de juros que tem que ter muito jogo de cintura e paciência para conseguir quitar a sua dívida sem pagar um preço exorbitante.


Entramos agora no mês de junho com a comemoração do dia dos namorados, as festas juninas onde o comércio já começa a expor os seus produtos para o deleite do consumidor. E assim caminhamos por este mundo capitalista que nos consome e procuramos ser felizes da melhor maneira possível.



"O problema não está em consumir, consumir é sobreviver, mas em colocar o consumo em primeiro lugar. Isso sim é ser fútil. “(Sergio Fajardo)

* * * * * * *




Esta é a minha contribuição para a Coletiva sobre Capitalismo proposta pela Vanessa Anacleto do blog Fio de Ariadne. Um tema que sempre se tem o que contar nos dias de hoje. E o melhor de tudo é que ainda concorro a um exemplar do livro Capitalismo Parasitário. Uma idéia que comprei sem parar para pensar.


Sempre deixo para o último dia e isso já está virando um hábito.
Tenho que saber administrar melhor o meu tempo.
Imagens google

14 comentários:

  1. òtima tua participação e crônica sobre esse tema..Sabes que se as lojas dependessem de mim, estariam falidas.

    Não sou nada consumista.

    Compro o que precisamos e basta!

    Podem oferecer o que quiseres, só se precisamos, compro...
    Mas há os que nem pensam, se atiram...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Irene,ficou completa e perfeita a sua postagem!Adorei o texto,as piadas...e é bem assim que acontece!Bjs,

    ResponderExcluir
  3. menina, eu era terrivelmente consumista. Trabalhave em boutique e acabava comprando tudo carissimo e sem necessidade.
    Mas hoje graças à Deus eu aprendi.Me livrei desse vício. rs

    òtimo texto..parabéns

    bjinhos

    Nina


    http://devaneios-fragmentos.blogspot.com/2011/06/ciranda-da-infancia.html

    ResponderExcluir
  4. Um texto agradável de ler sem deixar de ser reflexivo.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Texto objetivo. Gostei!

    Eu não sou nada consumista. Tenho pouca coisa, e tudo o que preciso, até dinheiro... risos. Dã!!

    Querida, bom visitar teu blog. Vou te seguir tá! Até mais... Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Irene, muito obrigada pela participação , sua reflexão é muito importante. Estamos inseridos neste contexto não dá pra fugir, mas dá pra ficar de olho vivo! :-)

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida
    Não estou consegundo comentar nos Blogs... mas parece que no seu vai...
    O tema é atualíssimo... depois das últimas reportagens sobre cartão de crédito e os elevados juros... Fico com vontade ( e disposição) de minimizar ainda mais os gastos...
    Graças a Deus bastante longe da futilidade a que se refere me sinto...
    Bjs fraternais

    ResponderExcluir
  10. Já fui muito, muito consumista e não sou mais! Parei depois de repensar certos valores e começar a exercitar o desapego da matéria. Quando eu morrer não quero ninguém remexendo e dividindo minhas quinquilharias. Muito triste isso! (rs*)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Comigo os publicitários têm pouca sorte, sou pouco influencíável, e não sou viciada em compras. Aliás... detesto ir às compras.
    Mas há muitas pessoas qua não sabem controlar-se, usam cartão de crédito para tudo e... quando abrem os olhos (ou lhos abrem...) estão na bancarrota.
    Vivemos numa sociedade de consumo, e de consumo exagerado.

    Obrigada pela sua visita e comentário.

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Concordo em gênero, número e grau com os dizeres do Post Irene... Amiga quanto a votares no próximo 5º Pena de Ouro não se preocupe antes disso virei aqui te pedir votos pra Copa Blog kkkkkk te espero dia 12 no meu niver. beijussssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Saudade
    é trazer para dentro do peito
    o que deveria estar
    ao alcance dos olhos.

    Lou Witt

    Beijos na alma e coração...M@ria

    ResponderExcluir
  14. Sou direitinho como a Chica se descreveu! rsrs
    Mas a realidade do mundo é mesmo o capitalismo.
    Precisamos nos policiar pois os chamados são muitos, as facilidades do crédito enganam facilmente os incautos.
    Nunca entendi porque precisamos de 30 pares de sapatos no armário, 6 casacos de couro, 40 echarpes, 20 calças jeans, 10 camisas brancas, 20 calças de tecidos diversos...enfim, números ilustrativos, pois há pessoas com muito mais que isso. Mas não me entra na cabeça a necessidade...
    beijo!

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket