sexta-feira, 30 de setembro de 2011

" COMO VOCÊ LÊ? - MEME LITERÁRIO DO FIO DE ARIADNE "




Fio de Ariadne está comemorando o seu 6º aniversário e a Vanessa lançou um Meme Literário com direito a presente. É isso mesmo, participamos e ainda concorremos a um prêmio e só preciso responder a umas perguntinhas. Fácil né? Então vamos lá. 


Como você lê? 
Prefere ler antes de dormir ou carrega livro para onde quer que vá? lê no ônibus lotado ou precisa de Paz?Usa marcador de página, marca com a orelha ou fecha sem marcar e depois esquece onde estava, igual a esta que vos escreve? Lê no parque, no restaurante, na sala de espera do dentista?

Posso dizer que me tornei um leitora compulsiva depois que a minha vida ficou menos atribulada. Sempre gostei de ler e esse hábito era mais comedido. O livro ficava na mesinha de cabeceira e tinha a felicidade de ler algumas páginas antes de dormir. 
Atualmente carrego o livro comigo para onde for. Sobrou tempo e lá estou ligada na leitura. Pode ser no ponto ou sentada no ônibus /metrô e se a história for daquelas de prender o fôlego leio em pé mesmo. Claro que em ônibus lotado eu nem entro e acho que não teria condições de ler. Consigo me desligar,mas tenho que estar numa posição confortável.  


Acho que vão me achar cheia de manias porque encapo todos os livros antes de ler e uso marcador. Se querem saber mais eu adoro marcadores e tenho uma pequena coleção. 

Leio na sala de espera de consultório, de cliente, na praia, mas tenho um lugar preferido que é a minha saleta. É o meu cantinho onde além de ler eu também escrevo os meus contos que sao inspirdas nas mais variadas formas. Vão se moldando no meu pensamento misturado a tantas leituras e acontecimentos do dia a dia.Esse é um momento só meu, um momento de Paz e entrega total que me realiza, me tranquiliza e que faz bem a alma.

O que está  lendo agora e divida um pequeno trecho 
 


Vou começar a ler o livro " A Jornada"  de Erin E. Moulton, um lançamento da Editora Novo Conceito.  O livro tem uma diagramação muito bonita desde a capa até as beleza de ilustrações que enfeitam cada capítulo. Nem precisa perguntar que já encapei e estou usando marcador (muito fofo) com os dizeres "Sua imaginação vai voar longe. Muito longe."


Conta a história de quatro irmãs que saem em uma jornada para salvar a vida de uma delas. Para saber mais um pouco leia a sinopse aqui. 


Estou terminando de ler o livro "O Voo da Estirpe" da autora Adriana Vargas de Aguiar que é a coordenadora do Clube dos Novos Autores. Este livro foi ganho  no sorteio da  promoção "Siga e Concorra". 

Um livro que no início me deixou um pouco assustada  com os sonhos e pensamentos da personagem Clarice , escritora de crônicas para um jornal, que procura buscar inspiração e novas sensações nos lugares mais incríveis. Está balançando meus alicerces a forma como  a autora consegue usar palavras e descrever situações totalmente despojada de qualquer pudor.  

Linda história de amor de uma mulher independente que não quer ficar sozinha, mas também tem medo de se apaixonar e aí segue uma busca onde sempre há algo que sente , que critica, que estranha colocando os seus sentimentos sem o menor preconceito.  Uma mulher totalmente pensante e cheia de questionamentos, mas que no fundo sabe que a vida é real e o tempo passa para todos. 
Conhece Klaus de uma maneira estranha e cheia de surpresas( um homem que a persegue em seus sonhos) . É um homem super romântico que com sua forma de agir e ser vai conseguindo mudar os pensamentos que  Clarice tem sobre o amor.  
Bem ainda não terminei e como é para colocar um pequeno trecho aí vai:

"Não quero apenas ficar me admirando no espelho, isso não é amor, é narcisismo. Não posso ver em mim apenas um rosto bonito; um corpo bem feito; uma boca carnuda e sensual. Esta atração vai desfazer quando meu peito cair; quando minha bunda ficar quadrada e meu lábios murcharem com o tempo... Paixão passa rapidamente, preciso achar um mecanismo para levar esta paixão inicial ao amor prolongado e não apenas estacionar-me nela."



Todos os participantes vão concorrer a livros de autores blogueiros amigos da Editora do Fio . É muito gratificante ver esse trabalho de promover os novos autores e veja aqui ,aqui e aqui  quantos livros serão sorteados e ainda vem mais que até a Vanessa prorrogou o prazo de entrega da postagem do Meme até domingo. (veja aqui).

Vou aproveitar o aniversário do Fio de Ariadne e vou pagar uma dívida para com a amiga  e escritora Vanessa Anacleto, pois li seu livro  "Culpa de Mãe " em fevereiro e até agora não postei uma pequena resenha que fosse falando de sua obra. Perdoa amiga, e me aceita assim tá? Quero fazer tanta coisa ao mesmo tempo e alguém acaba ficando em falta.



Apesar da leitura não estar fresquinha em minha memória o Culpa de Mãe marcou pela forma como trata o tema maternidade x trabalho. Uma história da mamãe Fernanda, personagem principal, que vive momentos de insegurança, de tantas objeções sem saber que decisão tomar: voltar a trabalhar o que antes lhe dava prazer ou de ficar com sua filha Maria Eduarda aquele ser tão pequenino, tão seu e que deu sentido a sua vida.
Tantas são as dúvidas e questionamentos que Fernanda começa a se consultar com a terapeuta Márcia. Sai das consultas achando que não ajudou nada, que foi tempo perdido.
O tempo de voltar a trabalhar está cada vez mais próximo. Fernanda já visitou várias creches e sempre fica aquela culpa em ter que deixar sua filha com uma pessoa estranha. Aquela tristeza de não estar presente nas fases das primeiras palavras, dos primeiros passos e todo o crescimento de sua princesa.
Vai estar com várias mães que levam seus filhos a mesma praça e ali que conhece e começa a participar das reuniões do Clube das mães culpadas. São mães que viveram os mesmos problemas que ela e que vem esse sentimento de culpa como algo natural em relação à maternidade.
Tem uma personagem muito marcante e que tomou conta da cena que é a chefe Cora que também é madrinha de sua filha. É muito amiga o que ajuda Fernanda a ganhar tempo para tomar sua decisão. Cora nos diverte muito com sua maneira de ser, com os ursos que traz de presente para a afilhada e enfim com o bom humor contagiante que leva a situação sem comprometer a sua posição profissional.
Não posso deixar de falar do papai Olavo que é por demais paciente com a esposa e dando todo o apoio, mas não tomando partido no que a Fernanda venha a decidir.
Fernanda resolve contratar uma babá para cuidar da Duda na casa de sua mãe Mercedez. A babá escolhida foi Antônia e então tudo se ajeita e enfim Fernanda volta a trabalhar.
Fica tudo bem até começar a acontecer alguns probleminhas entre a babá Antônia, a campanha no trabalho e aí que a coisa fica animada e boa de se ler. A maravilhosa e espetacular Cora é a chefe que todo mundo pede a Deus para ter. Quer saber mais então clique aqui e adquira o seu exemplar.

Espero que não tenha dado algum vacilo no que escrevi sobre o Culpa de Mãe, mas afirmo que é um livro que quem lê não esquece. É tão verdade que no final de agosto estava assistindo ao programa Estrelas da Angélica com a entrevista abaixo e não pude deixar de lembrar o Culpa de Mãe. Depois que assistirem vão entender que o tema tão bem abordado pela escritora Vanessa Anacleto em seu livro é uma questão por que passam as mamães deste mundo afora.

Angélica entrevista a modelo Gisele Bündchen em Boston
Clique na imagem e assista ao vídeo
 #prontointimou e taí # e exagerei #



Beijos

18 comentários:

  1. Irene, sempre é ótimo ler você.
    Também li o Culpa de Mãe e gostei muito.
    Gosto de ler sentada, sem barulho, nem música, por perto. É um momento só meu.
    Ler é um dos maiores prazeres da vida. Bobo de quem não gosta, não é? rsrs
    Beijo e bom fim se semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi boa noite.
    Vim lhe fazer uma visita e fazer um convite:
    http://iasmincruz.blogspot.com/2011/09/perguntem.html

    ResponderExcluir
  3. É legal ler bastante e sempre.Como sempre tuas postagens lindas e carinhosas! Beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Irene. Ler, apenas ler, em qualquer lugar. A leitura nos leva a conhecer lugares nunca imaginados e a decifrar mistérios. Ler é muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Você aumentou minha listas de livros que tenho que ler, rss. A leitura é o nosso momento com universo que é apresentado pela leitura.
    gostei das indicações, abraços

    ResponderExcluir
  6. Ola

    Nossa, você captou exatamente o sentimento do livro O VOO DA ESTIRPE!

    Obrigada querida, pela grande força dada a mim, em particular, como escritora, e ao clube, como parte de uma geração literária!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Vou começar a ler A Jornada também.Estou curiosa.

    Tem post novo lá no blog, sobre calçados,gostaria de saber sua opinião!
    Um ótimo fim de semana!
    Bjo Bjo

    http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. "...Acho que vão me achar cheia de manias porque encapo todos os livros antes de ler..."
    kkk, será que fui eu que escrevi. Que delicia se reconhecer em relatos de pessoas distantes, bem distantes. Ah Irene, parabéns por sua participação e, olha, a resenha do livro da Vanessa me deixou bem curiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Irene, isso não é um post, é o máximo. Muito obrigada pela participação , pelas dicas de livros , pela indicação e resenha do meu livro e pela entrevista da Gisele que eu perdi qdo passou.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Só passando, para desejar uma ótima semana! E graças, que também sou compulsivo em leitura, como você!
    E aqui venho pegar algumas sugestões, rsrrs.Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Irene,
    não podia deixar de vir e te agradecer.
    Acolhi com amor a janela com flores...
    Obrigado pela tua amizade.
    Estou voltando aos blogs um pouco mais tranquila e feliz.
    Parabéns pelo destaque do mês no ideias.
    Vi todinha a entrevista da Gisele.
    E ler é muito bom...
    bjos amiga e uma boa semana

    ResponderExcluir
  12. Quer saber? Me desculpe os demais, mas foi a melhor resenha do livro da Vanessa que li. Parabéns! Esse livro deveria ser lido por homens futuros pais, para entender melhor suas companheiras de vida!
    Irene, também respondi a este meme e sou um pouco complicadinha para ler - tenho que estar em lugar tranquilo e sem gente passando ou qualquer tipo de movimentação. Admiro a sua concentração!
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei a visita!!!
    Boa semana pra ti!!!
    Bjs do Neno

    ResponderExcluir
  14. Ler, é um vício que tenho desde garota! Para onde vá, levo sempre livros comigo e leio no café, no jardim e antes de adormecer.
    Coloco sempre um marcador para saber aonde vou...
    Estou a ler "A coleccionadora de ilusões" de Chris Bohjalian, escritor americano. É um thriller literário cheio de complexas personagens, numa história intrigante, assombrosa e inesquecível! Aconselho!
    Mil beijos e boa semana.
    Graça

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida
    Com é bom ver a diversidade dos gostos das pessoas!!!
    Bjm e ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Irene, vim agradecer a visita e aproveitar para conhecer melhor seu blog. Também gosto de ler e sempre carrego um livro na bolsa. No momento estou lendo O Perfume de Patrick Süskind e estou amando...beijos, Ro

    ResponderExcluir
  17. Amiga li que esta terminando o livro da Adriana.
    Eu também estou lendo e uma vez mais tomei gosto pela leitura.
    Além do livro a Adriana é muito especial como pessoa um ser humano admirável.
    Uma linda noite beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia!
    Hoje fiz a resenha do meu sapato J.Gean.
    Quer dar uma olhadinha?Hoje ainda vou postar o sorteio!
    Bjo
    http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/2011/10/resenha.html

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails