domingo, 29 de agosto de 2010

" Vivendo e aprendendo"


Há momentos na vida que passam rápido demais. A nossa infância, aquela boneca inseparável, o carinho e chamego do papai e da mamãe, as nossas amiguinhas, as brincadeiras que nos divertiam, os passeios pelo parque, as guloseimas - o algodão doce, a pipoca, o sorvete. Tudo era lindo e não havia preocupação com nada. Éramos a pura inocência com sede de viver, sede de aprender, sede de amar, sede de sonhar, sede de saber sempre mais.
 
A cada passo era natural cometermos erros, sentirmos medo do desconhecido, não escutarmos  os tantos conselhos recebidos e acabarmos  nos machucando. Entre choros e pedidos de desculpas vamos aprendendo a respeitar e aceitar o que os mais velhos nos ensinam. 
Vamos crescendo vivendo um aprendizado constante - passamos da fase de criança e chegamos na adolescência onde somos uma fortaleza, criamos as nossas próprias opiniões. É um período que estamos numa constante busca, a procura pela nossa identidade pessoal, curtindo nossos amigos -  a nossa turma  - e nossas atitudes são vigiadas constantemente pelos nossos pais que procuram manter um diálogo nos ensinando o caminho correto a seguir.
Hoje em dia os jovens desfrutam de tecnologias, que exercem neles um enorme fascínio fornecendo um conhecimento que ajuda no aprendizado para a vida. 
O querer a nossa liberdade, a  independência, pode nos levar a cometer erros que muitas vezes não tem volta. Todo o alicerce está no  apoio de nossa família sendo um exemplo de vida que nos  leva a trilhar caminhos que nos levarão a conquistar nosso espaço.
  
Com a necessidade de nossos pais trabalharem passamos essa fase sendo cuidados pelos nossos avós,  ou pelo colégio em tempo integral, ou até pela secretária da casa. Entre crises de abandono, raiva, rebeldia, proibições vamos vivendo e com o passar dos anos vamos compreendendo as armadilhas que a vida nos prepara.

Encerramos ciclos, fechamos portas, deixando para trás momentos, sentimentos e até pessoas que passam a fazer parte de um passado. Precisamos seguir em frente para não perder a alegria e o sentido das novas fases que fazem parte do nosso viver. A vida é um jogo e ninguém usa cartas marcadas o que nos leva a ganhar algumas vezes ou a perdermos de fato. Nada e ninguém é insubstituível e temos que seguir a lei natural da vida seguindo entre erros e acertos, mas sabendo que o  importante é aprender para viver.

Todos cometemos erros , seja por falta de conhecimento, seja por desatenção e com isso podemos magoar pessoas que nos são muito queridas, que nos completam que são a nossa vida. A vida é um eterno e longo aprendizado.

Pra evitarmos errar é preciso um amadurecimento, um crescimento interior que é uma das coisas mais preciosas para o ser humano. Temos que estar dispostos a um aprendizado constante necessário para viver.

*Escrito por Irene Moreira*

 ''E numa louca corrida entregarei meu ser ao ser tempo e a minha voz á doce voz do vento. Despojado do que já não há, solto no vazio do que ainda não veio. Minha boca cantará cantos de alivio pelo que se foi, cantos de espera pelo que há de vir..."
(Caio F.)

Participação para 40a. Edição - Vivendo e Aprendendo


A M@myrene agradece o seu voto

Imagens google

4 comentários:

  1. Muito linda tua participação e estamos sempre, mesmo sem querer, errando.

    Depois aprendemos, retomamos e lá vamos nós...um beijo,tudo de bom,boa sorte!chica

    ResponderExcluir
  2. Linda participação amiga. Vivendo e aprendendo, a vida é uma prendizagem constante e aí daquele que julga já saber tudo!

    Já votei, e te desejo muita sorte!

    Tem uma boa semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Não deixe morar dentro de você
    O que na vida não valeu a pena.

    (Pe. Fábio de Melo)

    Te desejo uma semana abençoada.
    Beijos e carinhos meus! M@ria

    ResponderExcluir
  4. Olá quero agradecer o carinho e o incentivo de suas palavras.
    O workshop, para 3º idade foi tudo de bom.
    Houve grande participação desse público.
    As fotos já estão no blog.
    Não foi postada nenhuma foto dos nossos amigos da 3º idade, não autorizaram imagem e video .Quem acompanha meu blog, sabe que jamais colocaria imagem sem autorização dos mesmos.
    Uma senhorinha falou que não autorizava, na mesma hora outros também não, rsrs.. Havia jovens lá que também participaram
    Em respeito aos senhorzinhos e senhorinha que participaram do Workshop, coloquei fotos sem ter imagens deles.

    Passe por lá, para visualizarem, as fotos e comentar. Os vídeos não sei se será possível colocar no blog, porque eles estão em todos, vou ver o que posso fazer. Sei lá editar, cortar, não sei....
    Fora isso, foi maravilhoso.
    Obrigada pelo carinho

    Parabéns pela sua participação, texto muito bonito.
    Beijos, ótima semana a vc
    Rute Beserra.

    ResponderExcluir

Instagram

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Photobucket
Photobucket